
Bem-vindo(a) ao curso on-line de Revisões Sistemática na Tomada de Decisões em Saúde, ministrado pelo Prof. Dr. Sinval Adalberto Rodrigues Junior.
Sobre o Curso
Este curso aborda as revisões sistemáticas de intervenção, essenciais para guias clínicos e econômicos em saúde. Foca na síntese de desfechos clínicos de ensaios clínicos randomizados, análise de viés e qualidade da evidência. Você aprenderá a executar uma revisão sistemática utilizando ferramentas gratuitas, culminando na criação de protocolos de revisão.
Objetivo do Curso
Conhecer revisões sistemáticas de literatura e seu uso no processo de tomada de decisão em saúde e construir um protocolo de revisão sistemática de intervenção.
Por Que Fazer Este Curso?
Revisões sistemáticas são fundamentais para decisões baseadas em evidências na saúde, influenciando práticas desde os anos 1980 e beneficiando diversas áreas do conhecimento.
O Que Você Vai Aprender?
- Contexto da tomada de decisão em saúde e o papel das revisões sistemáticas
- Pergunta de pesquisa e protocolo da RS
- Busca e seleção dos estudos
- Extração dos dados e análise do risco de viés
- Análise dos dados e do nível de evidência
- Escrita da revisão e análise da qualidade da RS
Detalhes do Curso
- Certificação: 10 horas
- Período de acesso e conclusão do curso: 90 dias
- Investimento: De R$ 39,99 (-25%) por R$ 29,99.
Inscreva-se agora!
Fundamentos da Física
Curso On-line de Fundamentos da Física com o Prof. Dr. Paulo Roberto Innocente
Bem-vindo(a) ao curso on-line de Fundamentos da Física, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Innocente. Este curso foi cuidadosamente elaborado para proporcionar a você uma compreensão abrangente e sólida dos princípios fundamentais da física, de uma maneira acessível e envolvente.
Valor promocional de lançamento: de R$59,99 (-33%) por R$ 39,99.
OBJETIVO DO CURSO:
O objetivo deste curso é fornecer a você as ferramentas necessárias para compreender e aplicar os conceitos básicos da física em diferentes contextos, desde problemas do cotidiano até desafios científicos mais complexos. Ao longo do curso, você terá a oportunidade de explorar temas essenciais da física e desenvolver habilidades práticas para resolver problemas e analisar situações físicas diversas.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
- Aprenda com um dos principais especialistas em física, o Dr. Paulo Roberto Innocente.
- Desenvolva uma compreensão sólida e abrangente dos fundamentos da física.
- Aplique os conhecimentos adquiridos em sua vida cotidiana e em sua área profissional.
- Curso 100% on-line com aulas gravadas, combinando teoria e prática de forma interativa.
- Acesse o conteúdo do curso a qualquer momento (durante o período de acesso e conclusão de 90 dias).
- Receba uma certificação de 20 horas ao concluir o curso, validando seu aprendizado.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Módulo I [4 aulas]:
– Problematização e Definições sobre Movimento;
– Aceleração e Equações de Movimento;
– Resolução de Problemas em Movimento;
– Aplicações de Vetores em Física. - Módulo II [5 aulas]:
– Leis de Newton I;
– Leis de Newton II;
– Problemas de Aplicações das Leis de Newton;
– Equilíbrio e Plano Inclinado;
– Força de Atrito e Movimento Circular Uniforme. - Módulo III [3 aulas]:
– Trabalho e Força Elástica;
– Energia Mecânica e sua Conservação;
– Teorema Trabalho – Energia Cinética e Potência.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Gamificação na Educação: como inovar em sala de aula
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: COMO INOVAR EM SALA DE AULA – COM PROF. IVANIO DICKMANN
OBJETIVO DO CURSO: Capacitar educadores a integrar estratégias de gamificação de forma eficaz em seus ambientes de ensino, proporcionando inovação e engajamento em sala de aula. Ao longo do curso, você será guiado no entendimento dos princípios fundamentais da gamificação e aprenderá a aplicar esses conceitos de maneira prática e alinhada aos objetivos educacionais.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Você será incentivado a desenvolver habilidades para criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas, motivadoras e adaptadas às características e necessidades dos alunos. Além disso, o curso abordará a integração de elementos lúdicos, como desafios, recompensas e competições, de modo a estimular a participação ativa dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante e eficiente.
Ao final do curso, você estará apto(a) a incorporar estratégias de gamificação de maneira reflexiva e personalizada em suas práticas pedagógicas, promovendo a inovação educacional e potencializando o interesse e o desempenho dos alunos.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- I – Módulo 1 Introdução e Técnica Ctrl+F [12 aulas]
– Boas Vindas!
– História do Livro Almanaque Gameducar
– História da Comunidade Gameducar
– Sobre os Tutoriais deste Curso
– A Técnica Ctrl+F
– Almanaque Gameducar [IMPRESSO
– E-book e Livro START
– E-book e Livro Gamificação e Jogo Educativo
– Lista de Livros sobre Gamificação (lista de livros)
– As Gamificações do Almanaque Gameducar
– Os 4 Pilares da Gamificação [apresentação]
– AULA BÔNUS – OS 4 PILARES
– Gamificações Simples e Complexas | Curtas e Longas - II – Módulo 2 – Tutoriais Básicos [9 aulas]
– Pra Começar do Zero
– Pela sua matéria/disciplina
– Pelo seu conteúdo/assunto
– Pelo nível de ensino
– Pelo estágio de conhecimentos dos Professores
– Pelo perfil dos jogadores/alunos
– Pelo tipo do jogo/gamificação
– Por ideia geral do jogo/gamificação
– Pela ideia específica do jogo/gamificação - III – Módulo 3 – Tutoriais Intermediários [6 aulas]
– Pela meta do jogo
– Pela dinâmica do jogo
– Pela mecânica do jogo
– Pelos elementos do jogo
– Pra aulas de Música e Instrumentos
– Pra Aulas de Línguas (inclusive Libras) - IV – Módulo 4 – Tutoriais Avançados [8 aulas]
– Pra fazer gincanas pedagógicas
– Pra fazer torneios pedagógicos
– Pra fazer desafios online/off-line
– Pra criar sequências didáticas
– Pra fazer avaliações gamificadas
– Pra dinamizar aulas difíceis
– Pra potencializar aulas tops
– Pra fazer Protótipos e Playtestes - V – Módulo 5 – Tutoriais de Ferramentas e Técnicas [10 aulas]
– Ferramenta de Modelagem
– Ferramenta de Modelagem – Parte 01
– Ferramenta de Modelagem – Parte 02
– Ferramenta Canvas da Gamificação
– Ferramenta Canvas da Gamificação – Parte 01
– Ferramenta Canvas da Gamificação – Parte 02
– Ferramenta Gerador de Gamificação
– Gerador de Gamificação
– Técnica Pastoral – Apresentação
– Técnica Pastoral – Passo a Passo - VI – Módulo 6 – Bônus: Triângulo da Gamificação [4 aulas]
[LIVE 1 DE 3] Tipos de Jogos e Gamificações
[LIVE 2 DE 3] Tipos de Jogadores/as
[LIVE 3 DE 3] Tipos de Professores/as
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação pedagógica, planejamento e avaliação da aprendizagem
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) com a finalidade de melhor orientar o planejamento educacional e as práticas de avaliação da aprendizagem na escola.
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
Módulo I – Conceitos e práticas de planejamento e avaliação formativa
- Conceitos e práticas de planejamento e avaliação educacional;
- Avaliação formativa: conceitos, princípios e procedimentos.
Módulo II – O planejamento pedagógico e a avaliação da aprendizagem
- Planejamento pedagógico e processo de avaliação da aprendizagem;
- Diversidade de instrumentos e critérios de avaliação.
Módulo III – Planejamento, Avaliação Formativa e o papel da Coordenação Pedagógica
- Conselhos de classe e o papel da coordenação pedagógica;
- Planejamento integrado e o papel da coordenação pedagógica.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Reorganização Curricular dos Estados e Municípios e Projeto Político Pedagógico
Este curso tem por objetivo compreender a relação entre BNCC e a reorganização curricular dos estados e municípios, evidenciando os impactos e desafios curriculares aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
Ministrante: Profª. Me. Lorita Helena Campanholo Bordignon
Veja o que você vai aprender:
- BNCC e o processo de elaboração dos currículos regionais.
- O Currículo Base do Território Catarinense.
- A (re)elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos.
- Articulação e implementação da reorganização curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos escolares.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Novo Ensino Médio
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas no contexto do Novo Ensino Médio considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Profª. Me. Adriamar Bez Batti Conteratto
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – O Novo Ensino Médio no contexto da Educação Básica
- Aspectos legais e normativos do NEM.
UNIDADE II – BNCC e a reforma no Ensino Médio
- As novas DCN do Ensino Médio e seus desdobramentos.
UNIDADE III – As áreas do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Itinerários formativos, Projeto de vida, Componentes Curriculares Eletivos e formação técnica e profissional;
- Referenciais orientadores para elaboração de itinerários formativos.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Ensino Fundamental (Áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Área de Matemática e Ciências da Natureza
- A Matemática no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- As Ciências da Natureza no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE II – Área de Ciências Humanas
- As Ciências Humanas no Ensino Fundamental: competências específicas;
- A Geografia no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- A História no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE III – Área de Ensino Religioso
- O Ensino Religioso no Ensino Fundamental: histórico, competências específicas e unidades temáticas;
- Orientações para o planejamento e a avaliação a partir das habilidades da BNCC.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação pedagógica e as tecnologias digitais de aprendizagem
Este curso tem por objetivo interagir de forma crítica e criativa com as tecnologias digitais de aprendizagem a fim de reconhecer suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e colaborar para a formação continuada dos professores.
Ministrante: Prof.ª Me. Cristiane Oliveira Fiorentini
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Cultura digital
- O cenário atual da educação diante das tecnologias digitais;
- As TDIC como ferramentas de planejamento, registro e avaliação da ação pedagógica;
- Relação educador-educando via tecnologias;
- Vídeo (YouTube), Texto (E-book) e Audio (podcast).
UNIDADE II – Ambientes virtuais de aprendizagem
- Recursos e aplicativos da “família” Google;
- Redes colaborativas e a produção do conhecimento.
UNIDADE III – Educação midiática
- Redes sociais e educação;
- Realidade virtual e educação;
- Questões éticas e sociais que envolvem o uso das TDIC na educação básica.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e o Projeto Político-Pedagógico da Escola
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em relação ao processo de construção democrática do PPP da escola.
Ministrante: Prof.ª Fabíola Cardoso Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Projeto Político-Pedagógico: concepções e princípios norteadores
- Projeto Político-Pedagógico: origens, base histórica e documentos legais;
- Conceitos e Características do Projeto Político-Pedagógico;
- Princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico.
UNIDADE II – Projeto Político-Pedagógico: Construção coletiva e democrática
- Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática;
- Planejamento Participativo e Gestão Democrática;
- Os conselhos e órgãos colegiados da escola.
UNIDADE III – Projeto Político-Pedagógico e a Coordenação Pedagógica da escola
- Atribuições do Coordenador Pedagógico na construção do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a atualização do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a mobilização da comunidade escolar.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e as Relações Família-Escola
Este curso tem por objetivo qualificar-se, teórica e metodologicamente, para intervir no âmbito da gestão pedagógica, com vistas ao fortalecimento das relações entre família e escola.
Ministrante: Prof. Dr. Odilon Luiz Poli
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: Família: conceito e transformações ao longo da história: elementos para a compreensão da família contemporânea
- Importância da participação dos grupos familiares no processo de educação escolar;
- Antecedentes históricos da família contemporânea;
- Elementos sobre o desenvolvimento da espécie humana e seus agrupamentos;
- O surgimento da família e suas transformações;
- A família na modernidade e no contemporâneo;
- Conceito de família, suas implicações e transformações recentes no Brasil;
- Transformações no conceito de família na história brasileira;
- Características da família contemporânea;
- Principais funções da família na atualidade.
UNIDADE II: Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares: sobre o papel da escola e da família no contemporâneo
- Novas dinâmicas familiares na família contemporânea;
- Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
UNIDADE III: Metodologias para a promoção da interação entre escola e família
- Elementos básicos de uma metodologia para promover a interação entre escola e família no processo de educação escolar;
- Indicações sobre o papel e as possibilidades de participação dos grupos familiares no acompanhamento do processo de educação escolar;
- Princípios pedagógicos essenciais para promover o engajamento da família no processo de educação escolar;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Ensino Fundamental (áreas de linguagens)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: O Ensino Fundamental no contexto da BNCC
- Elementos estruturantes do currículo segundo a perspectiva tradicional, progressista/crítica e da formação por competências;
- Conceito e componente das competências;
- Organização do Ensino Fundamental na BNCC.
UNIDADE II: Área de Linguagens na BNCC (Arte e Língua Portuguesa)
- Competências específicas da área de Linguagens;
- Arte no Ensino Fundamental;
- Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
UNIDADE III: Área de Linguagens na BNCC (Educação Física e Língua Inglesa)
- Educação Física no Ensino Fundamental;
- Língua Inglesa no Ensino Fundamental.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Organização Curricular da Educação Profissional
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar currículos, abordagens e práticas educativas de educação profissional no contexto das políticas atuais de Educação Básica.
Ministrante: Prof.ª Dra. Marilandi Maria Mascarello Vieira
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: A educação profissional na era digital
- O mundo do trabalho na atualidade;
- A reestruturação produtiva e as implicações para a educação profissional.
UNIDADE II: A educação profissional no Brasil
- Normatização da educação profissional na LDB;
- Currículo do itinerário formação técnico profissional.
UNIDADE III: Currículo da educação profissional e formação de professores
- Educação profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica e Referenciais Curriculares para a elaboração de itinerários formativos;
- Currículo integrado e práticas pedagógicas;
- A formação de professores para a educação profissional.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.