
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em relação
ao processo de gestão da prática pedagógica na escola.
Ministrante: Prof.ª Me. Priscila de Sousa
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: base conceitual – Coordenação pedagógica e a gestão das práticas escolares
- Coordenadores e a LDB;
- Concepções inerentes às práticas escolares;
- Dimensões imbricadas nas práticas escolares;
- Projeto político pedagógico (PPP) como produção coletiva e sua articulação com os demais documentos escolares;
- Coordenação e metodologia de ensino.
UNIDADE II: aprofundamento teórico/técnico – Coordenação pedagógica a gestão do currículo escolar
- Função formadora, articuladora e transformadora do coordenador pedagógico;
- Currículo: seleção de conteúdos e acompanhamento.
UNIDADE III: aplicações práticas – Coordenação pedagógica e as demandas cotidianas: oportunidades formativas
- Indisciplina, dificuldades de aprendizagem e inclusão: desafios ao(a) coordenador(a) pedagógico(a);
- O(a) coordenador(a) pedagógico(a) e a questão do registro e acompanhamento dos docentes e discentes;
- A coordenação das reuniões pedagógicas: oportunidade de comunicação e aprendizagem.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Constituição Identitária do Coordenador Pedagógico
Este curso tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária do(a) coordenador(a) pedagógico(a), com base em suas funções e atribuições no cotidiano escolar.
Ministrante: Prof.ª Me. Francielle Ramos
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I
- A constituição identitária do(a) coordenador(a) pedagógico(a);
- O ‘pedagógico’ do(a) coordenador(a) pedagógico(a).
UNIDADE II
- Os saberes e aprendizagens do(a) coordenador(a) pedagógico(a);
- As dimensões constitutivas da identidade do(a) coordenador(a): articular, formar e transformar.
UNIDADE III
- Planejar, acompanhar e avaliar: principais atribuições do(a) coordenador(a) pedagógico na instituição escolar;
- O(A) coordenador(a) pedagógico e a legitimidade de sua atuação.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e a Formação Docente
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no
processo de formação continuada dos profissionais da escola.
Ministrante: Prof.ª Me. Angela Zamoner (SEDUC Caxambu do Sul)
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I
- A escola como lócus privilegiado da formação docente;
- Concepções sobre formação continuada em serviço;
- O(a) coordenador(a) pedagógico(a) e a formação centrada na escola.
UNIDADE II
- O coordenador pedagógico e seus percursos formativos;
- Conhecimentos prévios e as necessidades formativas dos professores;
- A formação continuada e o trabalho colaborativo.
UNIDADE III
- A observação de aulas como estratégia de formação continuada de professores;
- A formação continuada e as reuniões pedagógicas;
- A pesquisa na formação e trabalho docente;
- O ato criativo do (a) coordenador pedagógico como elemento formativo na escola (exemplos de práticas).
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e o Trabalho Colaborativo na Escola
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para desenvolvimento do trabalho colaborativo e do planejamento participativo na escola.
Ministrante: Prof.ª Ma. Ana Paula Dal Santo
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Emergência do conceito de trabalho colaborativo
- Fundamentos para um trabalho colaborativo;
- Coordenação pedagógica e o trabalho colaborativo na escola;
- As comunidades de aprendizagem profissional.
UNIDADE II – As relações interpessoais no cotidiano escolar
- O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no ambiente escolar;
- Movimentos constitutivos da coletividade na escola;
- Expectativas dos sujeitos da comunidade escolar com relação à coordenação pedagógica.
UNIDADE III – O planejamento participativo
- Estratégias e itinerários metodológicos para o planejamento participativo na escola.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Legislação e Políticas da Educação Básica
Este curso tem por objetivo conhecer as principais normatizações da educação básica, bem como analisar os princípios que orientam as políticas públicas voltadas ao currículo na educação básica.
Ministrante: Prof. Me. Elcio José Bamberg
Veja o que você vai aprender:
Conteúdo programático
– A educação Básica na Constituição Federal.
– A educação Básica na LDB n. 9394/96.
– Educação Básica no Plano Nacional de Educação (PNE) e planos estaduais/municipais de educação.
– Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Fundamentos do Currículo
Este curso tem por objetivo conhecer os conceitos e fundamentos do currículo, as principais políticas curriculares contemporâneas e como estas afetaram a organização curricular da educação básica na atualidade.
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
Unidade 1 – Conceitos e fundamentos do currículo
– Currículo: aproximações conceituais
– Subsistemas que incidem no campo curricular
– Currículo: cruzamento de práticas diversas
– Poderes que incidem na produção curricular
– Principais teorias sobre o currículo
Unidade 2 – Políticas curriculares no Brasil contemporâneo
– Movimento global de internacionalização do currículo
– As reformas educacionais e a agenda transnacional de educação
– Políticas Curriculares no Brasil: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as
Diretrizes (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Unidade 3 – Organização curricular da educação básica na atualidade
– Currículo da Educação Infantil
– Currículo do Ensino Fundamental
– Currículo do Ensino Médio
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Gamefication Como Estratégia para Engajamento e Fidelização de Clientes

O objetivo do curso é apresentar os fundamentos da gamificação voltada à busca pelo engajamento e fidelização de clientes, bem como estudar sobre jogos e desafios que podem criar experiências positivas aos usuários/clientes.
Ministrante: Profª. Ma. Tatiana Zacheo Rodrigues
Conteúdo programático:
- Como a gamificação pode contribuir para o engajamento e fidelização dos clientes.
- Fundamentos da gamificação. Jogos que geram engajamento.
- Técnicas de jogo: regras, desafios e bonificações.
- Como a gamificação pode melhorar o desempenho e possibilitar criação de experiências de aprendizagem engajadoras.
Investimento: R$ 167,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Português para estrangeiros
O curso tem como objetivo apresentar estruturas gramaticais, vocabulário e usos mais recorrentes da língua portuguesa para falantes de outras línguas.
A promoção de um curso de português como língua estrangeira é de suma importância em uma universidade em processo de internacionalização, uma vez que deve ter preocupação com a integração dos novos estudantes. Este curso apresenta-se como um diferencial da Unochapecó para atrair novos intercambistas, pois há uma escassez de cursos de português voltado para falantes de outras línguas. Além disso, o curso poderá também ser adquirido por intercambistas optantes por outros destinos.
Professor: Me. Helder Cavalcanti
Conteúdos:
- Módulo 1: você aprenderá os cumprimentos, apresentação, o alfabeto e os números de 0 a 10;
- Módulo 2: você estudará os países e nacionalidades, como falar de origens e os números de onze a mil;
- Módulo 3: o que há na cidade, os pronomes interrogativos e como pedir informações;
- Módulo 4: os meios de transporte, como perguntar destino final no transporte, atividades de lazer e os dias da semana;
- Módulo 5: o comércio, como fazer compras e as formas de pagamento;
- Módulo 6: as horas, as refeições, como pedir comida em um restaurante e as ações mais comuns no dia a dia.
Investimento: Gratuito
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Este curso tem como intuito capacitar o aluno para compreender e aplicar as normas da ABNT em seus trabalhos acadêmicos, esclarecendo as principais dúvidas e gerando autonomia para que o aluno consiga planejar seu trabalho científico utilizando como padrão as normas vigentes da ABNT.
Ministrante: Prof. Esp. Jackellynni Barros.
Conteúdo:
- Informações e documentações
- ABNT NBR 14724 (Trabalhos acadêmicos, Apresentação e Aplicando a norma)
- ABNT NBR 6024 (Numeração progressiva das seções de um documento)
- ABNT NBR 6027 (Sumário e Apresentação)
- ABNT NBR 10520 (Citações em documentos, Apresentação, Aplicando a norma e Plágio)
- ABNT NBR 6023 (Referências e Elaboração)
Curso desenvolvido em parceria com a Biblioteca Professora Oneida Maria Ragnini Belusso e o Núcleo de Apoio psicológico e pedagógico institucional (NAPI).
*Período para conclusão do curso, após acesso: 30 dias.
Diversidades e percurso formativo da Educação Básica
O objetivo do curso é compreender o percurso formativo como um continuum que se dá ao longo da vida escolar, enquanto um modo de considerar a singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos diferentes sujeitos.
Ministrante: Profª. Dra. Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Conteúdo programático:
- A diversidade como princípio formativo
- Educação e diversidade
- Educação Inclusiva/Educação Especial
- Educação e diferença: uma prática complexa
- O direito à diferença e à percursos formativos integrais na educação básica
- O direito à diferença
- O direito à igualdade de acesso ao conhecimento e permanência dos sujeitos na escola
- Desenvolvimento de percursos formativos integrais na educação básica
- A singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos diferentes sujeitos
- Valorização das diferenças e a superação de perspectivas monoculturais, etnocêntricas e excludentes nos processos educativos
Investimento: R$ 99,90 e parcelado em até 3x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e boas práticas – ODS
O curso tem como objetivo contribuir para a formação e capacitação de diferentes atores do setor da educação para que sejam defensores e promotores da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas suas comunidades e organizações.
Contribuir en la formación y capacitación de diferentes actores del sector de la educación para que sean defensores y promotores de la implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en sus comunidades y organizaciones.
Conteúdo:
- Agenda 2030 e os ODS
- Produção de alimentos sustentáveis
- Produção e consumo sustentáveis
- Equidade de gênero
- Incentivo a leitura e desenvolvimento sustentável
- O papel dos jovens no setor produtivo
- Cultura Empreendedora
- Cidades resilientes ODS 11
- Inovação e Desenvolvimento Regional
- Inovação e sustentabilidade
Curso bilíngue desenvolvido em parceria com a Universidade de Guadalajara, com opção de legendas.
*Período para conclusão do curso, após acesso: 30 dias.
Aprenda a elaborar seu Currículo Lattes
O Currículo Lattes é um currículo elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma Lattes é resultado da experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informação. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro do percurso acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Atualmente é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. Deste modo a capacitação tem por objetivo explicar e exemplificar os campos do currículo lattes e como deve ser realizado o cadastro das informações dentro da plataforma.
Ministrantes: Leonardo Favero
Investimento: R$ 19,90
Certificação de 2 horas.
*Período de acesso e conclusão do curso: 30 dias.
Conteúdo extraído da capacitação online: Aprenda a elaborar seu Currículo Lattes (Realizada em 21/11/2020)