
OBJETIVO DO CURSO:
Capacitar os cursistas a participarem das etapas dos processos seletivos, em busca de colocações profissionais, potencializando sua imagem de forma que consigam demonstrar seu potencial, enfatizando as competências e com perfil alinhados com os propósitos das empresas.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Após a apresentação inicial do candidato para a empresa, que se dá por meio do currículo, almeja-se que o mesmo seja chamado para participar do processo seletivo, no qual será escolhido o novo contratado da empresa. Os processos seletivos podem variar de formato, no número de etapas, nas provas, mas o objetivo é o mesmo, conhecer as competências dos candidatos e compará-las às competências exigidas para o cargo.
Preparar o candidato a participar das etapas do processo seletivo pode trazer a segurança necessária ao mesmo, para que, durante as etapas do processo, se apresente de forma adequada e demonstre com tranquilidade as suas competências, respondendo aos questionamentos de forma assertiva e, com isso, aumentando as suas chances de ser selecionado.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Módulo I – Como ser assertivo na sua apresentação (com Profª Me. Rachel Quadros)
- Apresentação;
- A imagem gera experiência;
- Importância da imagem pessoal em entrevista de emprego;
- A construção de uma imagem com significado: estilo pessoal versus estilo profissional;
- Comunicação não verbal: o corpo fala;
- Exercício de minset para autoconhecimento e projeção da imagem pessoal.
Módulo II – Como ser assertivo em processos seletivos (com Profª Me. Andrea Bencke Zambarda)
- As etapas do processo seletivo;
- Técnicas de seleção mais utilizadas;
- Pontos chaves nos testes de conhecimento;
- Pontos chaves nas dinâmicas em grupo;
- Pontos chaves nas entrevistas.
Certificação de 4 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Finanças Corporativas
Este curso tem por objetivo propiciar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos relacionados às finanças como apoio à gestão empresarial e tomada de decisões.
Ministrante: Prof. Me. Fabiano Marcos Bagatini
Veja o que você vai aprender:
Módulo I – Juros Simples e Descontos
- Juros Simples: conceito, fórmulas básicas, cálculo do Valor Presente, Valor Futuro, taxa e período;
- Descontos: Racional ou por dentro; Comercial ou por fora e Bancário.
Módulo II – Juros Compostos, Estudo de Taxas Equivalentes e Fluxos de Caixa Uniformes
- Juros Compostos: conceito, fórmulas básicas, cálculo do Valor Presente, Valor Futuro, taxa e período;
- Estudo de taxas equivalentes: conceito, como tratá-las nas operações financeiras;
- Fluxos de caixa uniformes: conceito, com entrada e sem entrada.
Módulo III – Fluxos de caixa não uniformes, Equivalência de capitais, Tabelas de Financiamentos
- Fluxos de caixa não uniformes: conceito, taxa interna de retorno e valor presente líquido;
- Equivalência de capitais: conceitos e aplicabilidade;
- Tabelas de financiamentos: Price e SAC, principais características.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Empreendedorismo e Inovação
Este curso tem por objetivo proporcionar reflexões acerca dos conceitos de empreendedorismo, intraempreendedorismo e inovação, bem como a importância e papel do empreendedor no ambiente organizacional.
Ministrante: Prof. Me. Marcos A. Buson
Veja o que você vai aprender:
- Conceitos sobre Empreendedorismo e intraempreendedorismo;
- Conceitos sobre Inovação, Startups e seu Ecossistema;
- Identificando Problemas e Mercados (Ideation) com foco em inovar;
- Validação de ideias inovadoras;
- Modelo de Negócios / Prototipagem e MVP;
- Pitch – Apresentação de um negócio / Alternativas de investimento.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação pedagógica, planejamento e avaliação da aprendizagem
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) com a finalidade de melhor orientar o planejamento educacional e as práticas de avaliação da aprendizagem na escola.
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
Módulo I – Conceitos e práticas de planejamento e avaliação formativa
- Conceitos e práticas de planejamento e avaliação educacional;
- Avaliação formativa: conceitos, princípios e procedimentos.
Módulo II – O planejamento pedagógico e a avaliação da aprendizagem
- Planejamento pedagógico e processo de avaliação da aprendizagem;
- Diversidade de instrumentos e critérios de avaliação.
Módulo III – Planejamento, Avaliação Formativa e o papel da Coordenação Pedagógica
- Conselhos de classe e o papel da coordenação pedagógica;
- Planejamento integrado e o papel da coordenação pedagógica.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Elaboração de Currículos: aumente as suas chances profissionais
Este curso tem por objetivo capacitar os cursistas a desenvolver um currículo profissional atrativo, sem erros, que aumente as possibilidades de serem chamados para as vagas que desejam.
Ministrante: Profª. Me. Andrea Bencke Zambarda
Veja o que você vai aprender:
- A importância do currículo;
- A estrutura do currículo;
- Informações que não podem faltar no currículo;
- Informações desnecessárias;
- Os erros mais comuns;
- O layout e a formatação do currículo;
- Utilizando os modelos da ferramenta CANVA para elaboração do currículo.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Reorganização Curricular dos Estados e Municípios e Projeto Político Pedagógico
Este curso tem por objetivo compreender a relação entre BNCC e a reorganização curricular dos estados e municípios, evidenciando os impactos e desafios curriculares aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
Ministrante: Profª. Me. Lorita Helena Campanholo Bordignon
Veja o que você vai aprender:
- BNCC e o processo de elaboração dos currículos regionais.
- O Currículo Base do Território Catarinense.
- A (re)elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos.
- Articulação e implementação da reorganização curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos escolares.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Novo Ensino Médio
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas no contexto do Novo Ensino Médio considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Profª. Me. Adriamar Bez Batti Conteratto
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – O Novo Ensino Médio no contexto da Educação Básica
- Aspectos legais e normativos do NEM.
UNIDADE II – BNCC e a reforma no Ensino Médio
- As novas DCN do Ensino Médio e seus desdobramentos.
UNIDADE III – As áreas do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Itinerários formativos, Projeto de vida, Componentes Curriculares Eletivos e formação técnica e profissional;
- Referenciais orientadores para elaboração de itinerários formativos.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Ensino Fundamental (Áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Área de Matemática e Ciências da Natureza
- A Matemática no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- As Ciências da Natureza no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE II – Área de Ciências Humanas
- As Ciências Humanas no Ensino Fundamental: competências específicas;
- A Geografia no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- A História no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE III – Área de Ensino Religioso
- O Ensino Religioso no Ensino Fundamental: histórico, competências específicas e unidades temáticas;
- Orientações para o planejamento e a avaliação a partir das habilidades da BNCC.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação pedagógica e as tecnologias digitais de aprendizagem
Este curso tem por objetivo interagir de forma crítica e criativa com as tecnologias digitais de aprendizagem a fim de reconhecer suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e colaborar para a formação continuada dos professores.
Ministrante: Prof.ª Me. Cristiane Oliveira Fiorentini
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Cultura digital
- O cenário atual da educação diante das tecnologias digitais;
- As TDIC como ferramentas de planejamento, registro e avaliação da ação pedagógica;
- Relação educador-educando via tecnologias;
- Vídeo (YouTube), Texto (E-book) e Audio (podcast).
UNIDADE II – Ambientes virtuais de aprendizagem
- Recursos e aplicativos da “família” Google;
- Redes colaborativas e a produção do conhecimento.
UNIDADE III – Educação midiática
- Redes sociais e educação;
- Realidade virtual e educação;
- Questões éticas e sociais que envolvem o uso das TDIC na educação básica.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e o Projeto Político-Pedagógico da Escola
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em relação ao processo de construção democrática do PPP da escola.
Ministrante: Prof.ª Fabíola Cardoso Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Projeto Político-Pedagógico: concepções e princípios norteadores
- Projeto Político-Pedagógico: origens, base histórica e documentos legais;
- Conceitos e Características do Projeto Político-Pedagógico;
- Princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico.
UNIDADE II – Projeto Político-Pedagógico: Construção coletiva e democrática
- Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática;
- Planejamento Participativo e Gestão Democrática;
- Os conselhos e órgãos colegiados da escola.
UNIDADE III – Projeto Político-Pedagógico e a Coordenação Pedagógica da escola
- Atribuições do Coordenador Pedagógico na construção do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a atualização do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a mobilização da comunidade escolar.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Coordenação Pedagógica e as Relações Família-Escola
Este curso tem por objetivo qualificar-se, teórica e metodologicamente, para intervir no âmbito da gestão pedagógica, com vistas ao fortalecimento das relações entre família e escola.
Ministrante: Prof. Dr. Odilon Luiz Poli
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: Família: conceito e transformações ao longo da história: elementos para a compreensão da família contemporânea
- Importância da participação dos grupos familiares no processo de educação escolar;
- Antecedentes históricos da família contemporânea;
- Elementos sobre o desenvolvimento da espécie humana e seus agrupamentos;
- O surgimento da família e suas transformações;
- A família na modernidade e no contemporâneo;
- Conceito de família, suas implicações e transformações recentes no Brasil;
- Transformações no conceito de família na história brasileira;
- Características da família contemporânea;
- Principais funções da família na atualidade.
UNIDADE II: Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares: sobre o papel da escola e da família no contemporâneo
- Novas dinâmicas familiares na família contemporânea;
- Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
UNIDADE III: Metodologias para a promoção da interação entre escola e família
- Elementos básicos de uma metodologia para promover a interação entre escola e família no processo de educação escolar;
- Indicações sobre o papel e as possibilidades de participação dos grupos familiares no acompanhamento do processo de educação escolar;
- Princípios pedagógicos essenciais para promover o engajamento da família no processo de educação escolar;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Currículo do Ensino Fundamental (áreas de linguagens)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: O Ensino Fundamental no contexto da BNCC
- Elementos estruturantes do currículo segundo a perspectiva tradicional, progressista/crítica e da formação por competências;
- Conceito e componente das competências;
- Organização do Ensino Fundamental na BNCC.
UNIDADE II: Área de Linguagens na BNCC (Arte e Língua Portuguesa)
- Competências específicas da área de Linguagens;
- Arte no Ensino Fundamental;
- Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
UNIDADE III: Área de Linguagens na BNCC (Educação Física e Língua Inglesa)
- Educação Física no Ensino Fundamental;
- Língua Inglesa no Ensino Fundamental.
Investimento: R$ 187,00 parcelado em até 5x no cartão.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.